Do cabelo cacheado,o crespo ao liso
O alisantes,relaxantes e amaciantes são hoje os produtos mais populares no mercado afro-étnico. Nesses processos,o produto usado pode ser o mesmo,embora as técnicas de penteado sejam diferentes. Enquanto no alisamento as mechas são penteadas com mais força e maior pressão para se obter um liso total,no relaxamento (ou amaciamento) utiliza-se uma técnica de pentear mais suave, pois o objetivo é diminuir o volume,dar mais movimento (balanço) aos cabelos,soltar os cachos,obter ondas mais largas.Costuma-se recomendar o amaciante também quando o objetivo é um tratamento prévio aos processos de alisamento e permanente.
O processo de alisamento, dependendo de como é feito, pode ser o processo mais danoso ao cabelo,pois nesse caso muitas das ligações que mantêm a integridade do fio podem ser rompidas,incluindo-se as de força média (ligações iônicas) e as fortes (ligações com ponte de cistina).
A diminuição da resistência do cabelo (principalmente úmido),o aumento da porosidade dos fios e os danos à cutícula (parte externa do cabelo),são alguns dos danos em consequência dos processos de alisamento. A cutícula aberta torna o cabelo mais difícil de pentear,sem brilho,maciez. Os danos são cumulativos,pois o cabelo,após a finalização de um processo químico,tem pouco ou nenhuma capacidade de recuperação. Não se pode fazer processos químicos em períodos curtos de tempo. O melhor mecanismo de recuperação do cabelo é seus crescimento e renovação naturais a partir da raiz.
O mecanismo do processo de alisamento depende dos constituintes químicos usados no produto alisamento. Podemos dividir em duas categoria alisantes com saís metálicos e a alisantes com tioglicolato de amônio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário