quinta-feira, 9 de abril de 2015

Alisantes com sais metálicos

 Os tipos de alisantes com sais metálicos são: - Com soda: Utilizam hidróxido de sódio ou potássio. Podem ser de "de base" ou "sem base". "De base"; requerem a aplicação de uma base de proteção ao couro cabeludo antes de ser usado.Possuem teor de óleo e alto potencial irritante."Sem base"; apresentam alto teor de óleo e não requerem a aplicação de base protetora. - Sem soda; não apresentam produtos que o consumidor conhece como soda (NaOH e KOH).Podem ser "sem mistura" e "com mistura".

-"Sem mistura":normalmente usam hidróxido de lítio em um único produto.Podem ser com e sem base. "Com mistura"; uma base cremosa contendo hidróxido de cálcio e um ativador contendo carbonato de guanidina são misturados imediatamente antes da aplicação.Outra combinação que vem sendo utilizada é a mistura de iminouréia com hidróxido de magnésio.Geralmente são formulados para uso sem base.

Para ter certeza de que o alisante que estamos usando é a base de sais metálicos,teremos que encontrar,entre os constituintes do produto,na composição, uma ou mais das seguintes substância:

- Hidróxido de sódio (soda) ou NaOH.
- Hidróxido de cálcio ou Ca(OH)2
- Hidróxido de potássio (potassa) ou KOH
- Hidróxido de lítio ou LiOH
- Hidróxido de magnésio
- Carbonato de guanidina
- Hidróxido de guanidina
- Iminouréia

O modo de ação desses produtos pode ser resumido em duas etapas básicas:
- quando o creme alisante com sais metálicos é aplicado sobre o cabelo,o seu alto ph faz com que as
ligações médias (iônicas) se quebrem,deixando o cabelo maleável e pronto para ser alisado.No entanto,com um ph tão alto,até mesmo algumas ligações fortes (pontes de cistina) são rompidas, o que torna esses produtos mais agressivos.

- após o período de interação do produto com o cabelo e seu alisamento,um neutralizante é aplicado. O neutralizante para alisantes com sais metálicos é um produto que restabelece o ph natural dos cabelos para a faixa ácida (ph natural do cabelo),"refazendo" as ligações iônicas para que ele assuma
a nova forma (alisado). Como esse tipo de neutralizante só restabelece as ligações iônicas e de uma maneira incompleta,o cabelo torna-se fragilizado, pois as pontes de cistinas continuam ainda quebradas.

O procedimento mais comum para o alisamento com produtos a base de sais metálicos é o seguinte:

1. Faça o teste de alisamento: Esse teste deve ser feito antes de cada alisamento,mesmo que você já tenha utilizado o produto anteriormente,e demora apenas alguns minutos:
- separe uma mecha fina próxima à nuca para o teste (proteja o restante do cabelo);
- com um pincel plástico,aplique o creme alisante na mecha até uma distância de 1 cm do couro cabeludo;
- penteie a mecha, alisando-a;
 - deixe o produto agir pelo tempo de pausa determinado pelo fabricante do produto (geralmente 10 a 20 minutos);
- lave a mecha;
- aplique neutralizador;
- espere o tempo de ação do neutralizante (aproximadamente 15 minutos)
- enxágue com bastante água;
- caso os cabelos tenham ficado com porosidade excessiva ( faça o teste de porosidade: alisar o fio debaixo para cima) e com pouca resistência (faça o teste de resistência) ou com aspecto ruim ou quebradiço,isso significa que o cabelo não está em boas condições para o alisamento.
Há necessidade de um tratamento com cremes e máscaras hidratantes antes de qualquer alisamento.

Faça também a prova de toque.Esse teste é previsto na legislação brasileira (Portaria n 71,de 29/05/96,da Vigilância sanitária) para produtos clareadores de cabelos e tinturas capilares e deve constar de suas embalagens ou bulas.É um teste útil também para quaisquer outros produtos químicos a ser aplicados nos cabelos,como alisantes, líquidos para permanentes,etc.O teste obedece aos seguintes passos:

- prepare um pouco do produto como se fosse utilizá-lo;
- aplique uma pequena quantidade no antebraço ou atrás da orelha;
- lave o local após o tempo de pausa especificado no produto;
- aguarde 24 horas.

Se nesse período surgir irritação na pele,coceira ou ardência no local ou em sua proximidade,fica provada a hipersensibilidade da pessoa ao produto,não devendo ser usado.

2. Caso os cabelos estejam em condições de ser alisados e o cliente não apresente problemas com os produtos, separe o material necessário ( creme alisante,neutralizador,luvas,pentes e prendedores não metálicos,vasilha, creme base protetor,etc.)

3. Prepare o cliente.Proteja-o com toalha ou capa plástica.Não lave ou umedeça os cabelos,mantenha-os secos.

4. Divida o cabelo em mechas (de quatro a seis).

5. Aplique a base protetora,se necessário.

  Geralmente essas bases protetora são cremes bem oleosos à base de parafina,lanolina ou silicone.O produto deve ser aplicado em volta da nuca,nas orelhas,atrás delas,e na testa.

6. Proteja as mãos com luvas de borracha.

7.Aplique o produto começando pelas mechas da nuca.

A aplicação é feita já com o pente e enquanto o cabelo é alisado.O excesso de produto retirado pelo pente é repassada à mecha. Penteie mecha por mecha em movimentos rápidos até acabar de aplicar o produto e pentear todas as mechas. Aplique o produto sempre a uma distância segura de 1 cm do couro cabeludo.Se algum produto cair no couro cabeludo,retire-o com o creme base ou com óleo para cabelos ou óleo de cozinha.A mecha testada deve ser separada (use papel-alumínio) para não ser alisada duas vezes.
 Cada mecha não deverá ficar com o produto além do tempo de pausa (reação) previsto pelo fabricante,geralmente entre 15 e 20 minutos. Caso esse tempo tenha transcorrido durante a aplicação do produto,lave as primeiras mechas com água antes mesmo de completar a aplicação nas últimas.
 Durante a lavagem não molhe as mechas não alisadas.

8. Transcorrido o tempo de pausa do alisamento (tempo em que a mecha do cabelo deve estar em contato com o produto),lave os cabelos com água fria em abundância.

9. Aplique então o neutralizante homogeneamente sobre todo o cabelo,da raiz às pontas,com suaves movimentos de massagem.

10. Aguarde a ação do neutralizador (cerca de 10 à 15 minutos).

11. Enxágue o neutralizante e finalize com algum produto sem enxágue como um creme ou serúm de tratamento com proteínas.

Explique ao cliente que seu cabelo está bastante fragilizado e que cuidados associados a uma manutenção adequada devem ser seguidas.Evite fortes escovações e até mesmo outros tratamentos químicos,como tinturas,descolorações,permanentes,luzes,reflexos e outros alisamentos por um período mínimo de seis meses.Os retoques da raiz podem ser feitos depois de três meses.


Nenhum comentário:

Postar um comentário