O ácido tioglicólico,associado ao hidróxido de amônio (tioglicolato de amônio),é uma substância que proporciona alisamento mais brando e menos agressivo que aquele obtido com os alisantes de sais metálicos.O mecanismo de ação desse tipo de alisamento é o mesmo de uma permanente e se resume nas seguintes etapas:
- Quando um produto com tioglicolato é aplicado nos cabelos,deve interagir durante um tempo de pausa que pode varias de 10 a 45 minutos.Nesse momento ocorrem as quebras de pontes de cistina (ligação fortes) entre as fibras capilares.O cabelo torna-se maleável e pode ser alisado;
- Após o alisamento (penteando-se suavemente os cabelos),deve ser aplicar o neutralizante,que possui,na maioria das vezes peróxido de hidrogênio.Essa etapa é fundamental e nela novas pontes de cistina são formadas,fazendo com que o cabelo assuma sua nova forma (alisado).
A sequência de etapas para aplicação do alisante com tioglicolato é:
1. Faça o teste de alisamento e a prova de toque.
2. Separe o material (creme alisante com tioglicolato de amônio,neutralizante com peróxido de hidrogênio,tolhas,prendedores plásticos,luvas,vasilhas,pente,etc.)
3. Prepare o cliente.Proteja-o com a toalha ou capa plástica;não lave nem umedeça os cabelos.
4. Divida o cabelo em mechas e regiões e prenda-as com prendedores de plástico.
5. Proteja as mãos com luvas de plásticos ou de borracha.
6. Aplique o creme alisante com um pincel,mecha por mecha,a partir da nuca.Mantenha uma distância segura de 0,5 cm da raiz (para que não entre em contato com o couro cabeludo).Com movimentos rápidos,aplique o produto mecha por mecha até completar toda a cabeça. A mecha testada deve ser protegida (com papel alumínio,por exemplo) para não ser alisada duas vezes.
7. Aguarde um tempo prévio de ação do produto (cerca de cinco minutos) antes de começar a pentear.Nesse momento o cabelo não deve ser coberto para que o calor não acelere demais a reação.
8. Após o término do tempo prévio de ação,as mechas devem ser penteadas suavemente com um pente não metálico,sem serem repuxadas e sem forte pressão. O movimento deve ser feito no sentido do comprimento até as pontas durante 5 minutos,no máximo.
9. Após o pentear (alisamento), o produto pode ficar no cabelo por um período equivalente ao seu tempo de pausa,subtraindo-se o tempo prévio antes de pentear. Geralmente esse tempo é de 20 minutos (ou seja,5 minutos de tempo prévio e depois 15 minutos de pausa),porém se a bula do produto deverá ser obedecida.Após esse tempo pode ser feito o "controle de alisamento".Em uma pequena mecha da parte frontal,verifique se os cabelos estão lisos; se ainda não estiverem,deixe o produto agir mais 5 minutos no máximo.
10. Após o período de pausa o cabelo deve ser bem enxaguado.Retire todo o produto alisante com água e depois o excesso de água com uma tolha,enxugando o cabelo suavemente.
11. Aplique o neutralizante com peróxido de hidrogênio homogeneamente por todo o cabelo. Certifique-se de que todo o cabelo recebeu o neutralizante e deixe agir pelo período recomendado pelo fabricante (geralmente de 10 a 15 minutos).
12. Enxágue novamente os cabelos com água fria ou morna,de forma a retirar todo o agente neutralizante.
13. Para finalizar,não use shampoo,mais sim creme condicionador,produto leave ou outro recomendado pelo fabricante do alisante.
É interessante que esses produtos contenham proteínas e seus hidrolizados ou aminoácidos.Explique ao cliente que seu cabelo está fragilizado e que não se recomenda fazer escova. O cabelo pode ser emolado com bóbis.O tratamento de manutenção deve ser iniciado e o próximo retoque nas raízes deve ser feito depois de 30 dias.
No próximo post irei dizer sobre "Outras opções de alisamentos".
Nenhum comentário:
Postar um comentário