domingo, 26 de abril de 2015

A realização da permanente

Para realizar a permanente o profissional deve proceder da seguinte forma:

1. Analise o tipo de cabelo do cliente.Verifique a porosidade e a resistência do fio (faça o teste de porosidade e resistência),além da quantidade de cabelo do cliente (densidade,comprimento e volume.) Observe e pergunte ao cliente se seu cabelo foi tratado quimicamente nos últimos seis meses e que tipo de tratamento recebeu.Deve-se ter muito cuidado ao fazer permanentes em cabelos tinturados ou descoloridos total ou parcialmente sob risco de estragá-los.Nesses casos,alguns profissionais recomendam a diluição do líquido de permanente para a metade e a diminuição do tempo de pausa também para a metade.Em cabelos alisados com sais metálicos,coloridos com henas não-naturais ou com tinturas progressivas à base de sais metálicos,a permanente não deve ser realizada.Se o cliente estiver sendo submetido a tratamentos no couro cabeludo,a permanente também não poderá ser feita.

2. Separe o material.Deixe à mão todo o material de que você irá necessitar (touca,bigudins,líquido de permanente,neutralizante, creme condicionador,etc.)Quanto ao líquido para permanente,o tipo mais usado é o que contém tioglicolato de amônio,ou seja,uma combinação química de ácido tioglicólico com hidróxido de amônio (amônia) em um ph de 9,3 a 9,5 (bastante alcalino). Outros tipos de líquidos de permanente podem conter bissulfito de amônio.Geralmente os líquidos para permanente com tioglicolato de amônia são apresentados nas formas "forte" e "fraco" ou em versões semelhantes (como "intenso" e "suave",por exemplo.Para saber qual a melhor forma para aplicá-lo, a orientação é a seguinte: Forte: para cabelos normais ou virgens. Fraco: para cabelos tingidos ou fragilizados.
A diferença entre o líquido de permanente forte e o fraco está no percentual de tioglicolato. Enquanto os líquidos fracos possuem em torno de 5% a 6% de tioglicolato de amônio,os mais fortes possuem entre 9% a 10% do ativo.

3. Prepare o cliente.Nessa etapa é importante lavar o cabelo e colocá-lo em condições adequadas para a permanente,inclusive protegendo a roupa com capa plástica ou toalha.

4. Enrole o cabelo do cliente com bigudins.Use as técnicas tradicionais de divisão do cabelo em grandes mechas (de quatro a seis) e depois cada mecha em mechas menores,que são, então enroladas nos bigudins.

5. Aplique o líquido de permanente,Nesse momento,o tioglicolato de amônio irá reagir com o cabelo por meio do seguinte mecanismo:
- um dos aminoácidos da queratina (proteínas do cabelo) chama-se cistina,que é uma molécula que possui enxofre:
- as moléculas de cistina da fibras capilares vizinhas se ligam por meio de seus enxofre,formando pontes. Essas pontes são chamadas cistina ou dissulfídicas e são responsáveis pela forma do cabelo (são as ligações fortes,das quais falamos anteriormente);
- o tioglicolato de amônio reage com as cistina,quebrando as pontes que se unem.Quando essa ligações são rompidas,o cabelo se desliga de sua forma característica e está pronto para assumir uma nova forma.Essa reação é classificada e conhecida como reação de "redução".Isso explica também porque a permanente geralmente produz poucos efeitos nos cabelos finos e "pega" com maior facilidade nos cabelos grossos.
 A diferença é que o número de ligações de cistina (ligações fortes) entre as fibras capilares nos cabelos grossos é muito maior do que nos cabelos finos.

6. Aguarde o tempo de pausa do produto.Esse tempo é o período em que as reações químicas estarão ocorrendo.Geralmente é em torno de 15 a 20 minutos,porém pode variar, dependendo das recomendações do fabricante do produto para permanente.O uso de touca proporciona um "calor" a mais no processo,acelerando-o: a maioria dos fabricantes de produtos para permanentes recomenda o uso de touca,por isso é importante seguir as recomendações da bula do produto.
 Para ter certeza de que o tempo de pausa foi suficiente,uma pequena mecha da nuca deve ser cuidadosamente desenrolada para se verificar a formação do cacho.Se o cacho não se formar,mais alguns minutos (5 a 10 minutos) devem ser aguardados.É importante que o tempo de pausa total não ultrapasse 45 minutos.

7. Enxágue o cabelo.Após o período de pausa,o cabelo enrolado deve ser enxaguado com água em abundância para a retirada do excesso de tioglicolato que não reagiu. Essa operação é importante para o sucesso da permanente.

8. Após o enxágue completo,a aplicação de um produto fluído contendo proteínas ou aminoácidos é muito indicada.Se uma proteína for aplicada entre os estágios de aplicação e neutralização do tioglicolato,cerca de 90% da proteína que se liga ao cabelo permanece após cinco lavagens com shampoo (condicionamento permanente).

9. Aplique o neutralizante.Esse produto irá completar o processo da permanente.O agente neutralizante é geralmente um produto ou solução contendo peróxido  de hidrogênio H2O2 - água oxigenada).A volumagem (normalmente 20 volumes) deve ser a indicada pelo fabricante,assim como sua quantidade ,que dependem da quantidade de tioglicolato de amônio do produto para a permanente.Outro agente neutralizante que pode ser eventualmente utilizado é o persulfato de amônio.O mecanismo de ação do peróxido de hidrogênio (ou outro oxidante) é o seguinte:
- o cabelo tratado com tioglicolato de amônio teve suas ligações de cistina rompidas e está pronto para assumir nova forma.Quando aplicamos o agente neutralizante,estamos provocando uma reação de "redução", ou seja, é a reação de oxidação;
- na oxidação, as pontes de cistina são refeitas no cabelo e ele assume a nova forma em que se encontra (enrolado nos bigudins e depois cacheado).

10. Desenrole os bigudins com cuidado para manter os cachos da melhor forma possível.

11. Enxágue o cabelo.É importante retirar todo o peróxido de hidrogênio para evitar danos.O enxágue deve ser feito suave e cuidadosamente com as mãos para não desfazer os cachos.




sexta-feira, 24 de abril de 2015

Do cabelo liso ao cacheado

Para você que busca cachear seu cabelo:

  Muitas vezes o cliente quer provocar efeitos diferentes nos cabelos,de forma a transmitir-lhes volume,curvaturas ou cachos. Para isso os cabeleireiros lançam mão do processo chamado permanente.

  Há algum tempo, as permanentes eram feitas a quente,processo que oferecia risco e grande demanda de equipamentos,tempo e trabalho. A permanente mais comum hoje é a realizada a frio (por isso é chamada cool wave), por meio de um processo químico no qual o cabelo é primeiro manipulado pelo cabeleireiro e depois tratado com os produtos de permanente para adquirir e fixar sua nova forma. Vamos analisar nete capítulo alguns detalhes desse processo.



quinta-feira, 23 de abril de 2015

Saiba como fazer sua manutenção de alisamento

Manutenção de cabelos alisados

  Os alisamentos estão entre os processos químicos mais agressivos aos cabelos,principalmente se forem feitos com produtos à base de soda ou outros sais metálicos. Os cosméticos para a manutenção de cabelos alisados são shampoos,condicionadores e máscaras de tratamento intensivo contendo proteínas e aminoácidos,além de outros agentes condicionantes.
  A preocupação com a resistência do cabelo é fundamental,pois o alisamento fragiliza bastante a fibra capilar.Para isso são usados ativos como ceramidas,aminoácidos e poliquaterniuns, que possuem uma ação de fortalecimento dos fios.

- Séruns e sprays para manutenção do brilho e melhora da textura e da penteabilidade dos cabelos são também muito utilizados.

Retoques de alisamento

Cerca de três meses é o tempo necessário para o retoque da parte crescida dos cabelos alisados.Deve-se usar somente próximo ao couro cabeludo o mesmo procedimento de alisamento usado no restante do cabelo,deixando-se sempre 0,5 cm de distância da pele.O restante dos cabelos deve ser protegido; uma forma de se fazer isso é aplicando-se creme condicionador na parte alisada.

Alisamento por amaciamento

  Ainda no tema outras opção de alisamento:

    É um processo suave,indicado apenas para diminuir o volume do cabelo (usado,por exemplo em cabelos volumosos e levemente ondulados). Consiste na mistura prévia do líquido de permanente com creme condicionador na seguinte proporções:

 -  Uma parte de creme condicionador para uma parte de líquido para permanente (com tioglicolato de amônio).Não devem ser usados aqui cremes alisantes com sais metálicos. A mistura do produto alisante com o creme condicionador,além de diluir o tioglicolato de amônio,abaixa o ph da mistura,tornando-a muito mais branda e menos agressiva.
O produto deve ser usado seguindo-se a orientação de aplicação de um creme alisante como tioglicolato de amônio.Após o tempo de pausa,enxágue-se o cabelo e aplica-se o neutralizante.Respeita-se o tempo de ação do neutralizante (com peróxido de hidrogênio),após o qual o cabelo deve ser novamente enxaguado.Para finalizar,pode-se aplicar um condicionador.No próximo post o tema será "Manutenção de cabelos alisados".

sexta-feira, 17 de abril de 2015

Hoje irei postar um texto sobre Alisamento com touca de gesso

Outras opções de alisamento:

 Nesse tipo de alisamento,o cabelo pode ser inicialmente lavado com shampoo, aplicando-se depois uma mistura de creme alisante com farinha de trigo ou talco.Algumas "fórmulas" para fazer essa mistura mostram a seguinte composição: em uma vasinha não-metálica,misture; - seis colheres de sopa de farinha de trigo ou talco (não se usa gesso!); - uma colher de sopa de creme condicionador;
- líquido para permanente na quantidade necessária para um alisante normal de cabelo.

 Esses ingredientes devem ser misturados até que a mesmo adquira a consistência de um bolo.A aplicação no cabelo segue os mesmos procedimentos de um alisante com creme de sais metálico (pasta de soda,por exemplo) ou tioglicolato de amônio,dependendo do líquido de permanente utilizado.
 Após o período de pausa,enxágua-se o cabelo e aplica-se o neutrlizante.A quantidade de neutralizante e aplicar é proporcional à quantidade de creme alisante utilizada no cabelo. Por fim, o cabelo é lavado com shampoo e condicionador.É interessante mencionar que muitos cabeleireiros consideram esse método ultrapassado, por não oferecer garantia precisa do resultado e não ser 100% seguro (há necessidade de dimensionar adequadamente as quantidades de alisante e neutralizante.


No próximo post falarei sobre Alisar por amaciamento,outro método de alisar também os cabelos.

domingo, 12 de abril de 2015

Alisante com tioglicolato de amônio

 O ácido tioglicólico,associado ao hidróxido de amônio (tioglicolato de amônio),é uma substância que proporciona alisamento mais brando  e menos agressivo que aquele obtido com os alisantes de sais metálicos.O mecanismo de ação desse tipo de alisamento é o mesmo de uma permanente e se resume nas seguintes etapas:

- Quando um produto com tioglicolato é aplicado nos cabelos,deve interagir durante um tempo de pausa que pode varias de 10 a 45 minutos.Nesse momento ocorrem as quebras de pontes de cistina (ligação fortes) entre as fibras capilares.O cabelo torna-se maleável e pode ser alisado;
- Após o alisamento (penteando-se suavemente os cabelos),deve ser aplicar o neutralizante,que possui,na maioria das vezes peróxido de hidrogênio.Essa etapa é fundamental e nela novas pontes de cistina são formadas,fazendo com que o cabelo assuma sua nova forma (alisado).

A sequência de etapas para aplicação do alisante com tioglicolato é:

1. Faça o teste de alisamento e a prova de toque.
2. Separe o material (creme alisante com tioglicolato de amônio,neutralizante com peróxido de hidrogênio,tolhas,prendedores plásticos,luvas,vasilhas,pente,etc.)
3. Prepare o cliente.Proteja-o com a toalha ou capa plástica;não lave nem umedeça os cabelos.
4. Divida o cabelo em mechas e regiões e prenda-as com prendedores de plástico.
5. Proteja as mãos com luvas de plásticos ou de borracha.
6. Aplique o creme alisante com um pincel,mecha por mecha,a partir da nuca.Mantenha uma distância segura de 0,5 cm da raiz (para que não entre em contato com o couro cabeludo).Com movimentos rápidos,aplique o produto mecha por mecha até completar toda a cabeça. A mecha testada deve ser protegida (com papel alumínio,por exemplo) para não ser alisada duas vezes.
7. Aguarde um tempo prévio de ação do produto (cerca de cinco minutos) antes de começar a pentear.Nesse momento o cabelo não deve ser coberto para que o calor não acelere demais a reação.
8. Após o término do tempo prévio de ação,as mechas devem ser penteadas suavemente com um pente não metálico,sem serem repuxadas e sem forte pressão. O movimento deve ser feito no sentido do comprimento até as pontas durante 5 minutos,no máximo.
9. Após o pentear (alisamento), o produto pode ficar no cabelo por um período  equivalente ao seu tempo de pausa,subtraindo-se o tempo prévio antes de pentear. Geralmente esse tempo é de 20 minutos (ou seja,5 minutos de tempo prévio e depois 15 minutos de pausa),porém se a bula do produto deverá ser obedecida.Após esse tempo pode ser feito o "controle de alisamento".Em uma pequena mecha da parte frontal,verifique se os cabelos estão lisos; se ainda não estiverem,deixe o produto agir mais 5 minutos no máximo.
10. Após o período de pausa o cabelo deve ser bem enxaguado.Retire todo o produto alisante com água e depois o excesso de água com uma tolha,enxugando o cabelo suavemente.
11. Aplique o neutralizante com peróxido de hidrogênio homogeneamente por todo o cabelo. Certifique-se de que todo o cabelo recebeu o neutralizante e deixe agir pelo período recomendado pelo fabricante (geralmente de 10 a 15 minutos).
12. Enxágue novamente os cabelos com água fria ou morna,de forma a retirar todo o agente neutralizante.
13. Para finalizar,não use shampoo,mais sim creme condicionador,produto leave ou outro recomendado pelo fabricante do alisante.

É interessante que esses produtos contenham proteínas e seus hidrolizados ou aminoácidos.Explique ao cliente que seu cabelo está fragilizado e que não se recomenda fazer escova. O cabelo pode ser emolado com bóbis.O tratamento de manutenção deve ser iniciado e o próximo retoque nas raízes deve ser feito depois de 30 dias.

No próximo post irei dizer sobre "Outras opções de alisamentos".

quinta-feira, 9 de abril de 2015

Alisantes com sais metálicos

 Os tipos de alisantes com sais metálicos são: - Com soda: Utilizam hidróxido de sódio ou potássio. Podem ser de "de base" ou "sem base". "De base"; requerem a aplicação de uma base de proteção ao couro cabeludo antes de ser usado.Possuem teor de óleo e alto potencial irritante."Sem base"; apresentam alto teor de óleo e não requerem a aplicação de base protetora. - Sem soda; não apresentam produtos que o consumidor conhece como soda (NaOH e KOH).Podem ser "sem mistura" e "com mistura".

-"Sem mistura":normalmente usam hidróxido de lítio em um único produto.Podem ser com e sem base. "Com mistura"; uma base cremosa contendo hidróxido de cálcio e um ativador contendo carbonato de guanidina são misturados imediatamente antes da aplicação.Outra combinação que vem sendo utilizada é a mistura de iminouréia com hidróxido de magnésio.Geralmente são formulados para uso sem base.

Para ter certeza de que o alisante que estamos usando é a base de sais metálicos,teremos que encontrar,entre os constituintes do produto,na composição, uma ou mais das seguintes substância:

- Hidróxido de sódio (soda) ou NaOH.
- Hidróxido de cálcio ou Ca(OH)2
- Hidróxido de potássio (potassa) ou KOH
- Hidróxido de lítio ou LiOH
- Hidróxido de magnésio
- Carbonato de guanidina
- Hidróxido de guanidina
- Iminouréia

O modo de ação desses produtos pode ser resumido em duas etapas básicas:
- quando o creme alisante com sais metálicos é aplicado sobre o cabelo,o seu alto ph faz com que as
ligações médias (iônicas) se quebrem,deixando o cabelo maleável e pronto para ser alisado.No entanto,com um ph tão alto,até mesmo algumas ligações fortes (pontes de cistina) são rompidas, o que torna esses produtos mais agressivos.

- após o período de interação do produto com o cabelo e seu alisamento,um neutralizante é aplicado. O neutralizante para alisantes com sais metálicos é um produto que restabelece o ph natural dos cabelos para a faixa ácida (ph natural do cabelo),"refazendo" as ligações iônicas para que ele assuma
a nova forma (alisado). Como esse tipo de neutralizante só restabelece as ligações iônicas e de uma maneira incompleta,o cabelo torna-se fragilizado, pois as pontes de cistinas continuam ainda quebradas.

O procedimento mais comum para o alisamento com produtos a base de sais metálicos é o seguinte:

1. Faça o teste de alisamento: Esse teste deve ser feito antes de cada alisamento,mesmo que você já tenha utilizado o produto anteriormente,e demora apenas alguns minutos:
- separe uma mecha fina próxima à nuca para o teste (proteja o restante do cabelo);
- com um pincel plástico,aplique o creme alisante na mecha até uma distância de 1 cm do couro cabeludo;
- penteie a mecha, alisando-a;
 - deixe o produto agir pelo tempo de pausa determinado pelo fabricante do produto (geralmente 10 a 20 minutos);
- lave a mecha;
- aplique neutralizador;
- espere o tempo de ação do neutralizante (aproximadamente 15 minutos)
- enxágue com bastante água;
- caso os cabelos tenham ficado com porosidade excessiva ( faça o teste de porosidade: alisar o fio debaixo para cima) e com pouca resistência (faça o teste de resistência) ou com aspecto ruim ou quebradiço,isso significa que o cabelo não está em boas condições para o alisamento.
Há necessidade de um tratamento com cremes e máscaras hidratantes antes de qualquer alisamento.

Faça também a prova de toque.Esse teste é previsto na legislação brasileira (Portaria n 71,de 29/05/96,da Vigilância sanitária) para produtos clareadores de cabelos e tinturas capilares e deve constar de suas embalagens ou bulas.É um teste útil também para quaisquer outros produtos químicos a ser aplicados nos cabelos,como alisantes, líquidos para permanentes,etc.O teste obedece aos seguintes passos:

- prepare um pouco do produto como se fosse utilizá-lo;
- aplique uma pequena quantidade no antebraço ou atrás da orelha;
- lave o local após o tempo de pausa especificado no produto;
- aguarde 24 horas.

Se nesse período surgir irritação na pele,coceira ou ardência no local ou em sua proximidade,fica provada a hipersensibilidade da pessoa ao produto,não devendo ser usado.

2. Caso os cabelos estejam em condições de ser alisados e o cliente não apresente problemas com os produtos, separe o material necessário ( creme alisante,neutralizador,luvas,pentes e prendedores não metálicos,vasilha, creme base protetor,etc.)

3. Prepare o cliente.Proteja-o com toalha ou capa plástica.Não lave ou umedeça os cabelos,mantenha-os secos.

4. Divida o cabelo em mechas (de quatro a seis).

5. Aplique a base protetora,se necessário.

  Geralmente essas bases protetora são cremes bem oleosos à base de parafina,lanolina ou silicone.O produto deve ser aplicado em volta da nuca,nas orelhas,atrás delas,e na testa.

6. Proteja as mãos com luvas de borracha.

7.Aplique o produto começando pelas mechas da nuca.

A aplicação é feita já com o pente e enquanto o cabelo é alisado.O excesso de produto retirado pelo pente é repassada à mecha. Penteie mecha por mecha em movimentos rápidos até acabar de aplicar o produto e pentear todas as mechas. Aplique o produto sempre a uma distância segura de 1 cm do couro cabeludo.Se algum produto cair no couro cabeludo,retire-o com o creme base ou com óleo para cabelos ou óleo de cozinha.A mecha testada deve ser separada (use papel-alumínio) para não ser alisada duas vezes.
 Cada mecha não deverá ficar com o produto além do tempo de pausa (reação) previsto pelo fabricante,geralmente entre 15 e 20 minutos. Caso esse tempo tenha transcorrido durante a aplicação do produto,lave as primeiras mechas com água antes mesmo de completar a aplicação nas últimas.
 Durante a lavagem não molhe as mechas não alisadas.

8. Transcorrido o tempo de pausa do alisamento (tempo em que a mecha do cabelo deve estar em contato com o produto),lave os cabelos com água fria em abundância.

9. Aplique então o neutralizante homogeneamente sobre todo o cabelo,da raiz às pontas,com suaves movimentos de massagem.

10. Aguarde a ação do neutralizador (cerca de 10 à 15 minutos).

11. Enxágue o neutralizante e finalize com algum produto sem enxágue como um creme ou serúm de tratamento com proteínas.

Explique ao cliente que seu cabelo está bastante fragilizado e que cuidados associados a uma manutenção adequada devem ser seguidas.Evite fortes escovações e até mesmo outros tratamentos químicos,como tinturas,descolorações,permanentes,luzes,reflexos e outros alisamentos por um período mínimo de seis meses.Os retoques da raiz podem ser feitos depois de três meses.


quarta-feira, 8 de abril de 2015

Do cabelo cacheado,o crespo ao liso

 O alisantes,relaxantes e amaciantes são hoje os produtos mais populares no mercado afro-étnico. Nesses processos,o produto usado pode ser o mesmo,embora as técnicas de penteado sejam diferentes. Enquanto no alisamento as mechas são penteadas com mais força e maior pressão para se obter um liso total,no relaxamento (ou amaciamento) utiliza-se uma técnica de pentear mais suave, pois o objetivo é diminuir o volume,dar mais movimento (balanço) aos cabelos,soltar os cachos,obter ondas mais largas.Costuma-se recomendar o amaciante também quando o objetivo é um tratamento prévio aos processos de alisamento e permanente.
O processo de alisamento, dependendo de como é feito, pode ser o processo mais danoso ao cabelo,pois nesse caso muitas das ligações que mantêm a integridade do fio podem ser rompidas,incluindo-se as de força média (ligações iônicas) e as fortes (ligações com ponte de cistina).
 A diminuição da resistência do cabelo (principalmente úmido),o aumento da porosidade dos fios  e os danos à cutícula (parte externa do cabelo),são alguns dos danos em consequência dos processos de alisamento. A cutícula aberta torna o cabelo mais difícil de pentear,sem brilho,maciez. Os danos são cumulativos,pois o cabelo,após a finalização de um processo químico,tem pouco ou nenhuma capacidade de recuperação. Não se pode fazer processos químicos em períodos curtos de tempo. O melhor mecanismo de recuperação do cabelo é seus crescimento e renovação naturais a partir da raiz.
 O mecanismo do processo de alisamento depende dos constituintes químicos usados no produto alisamento. Podemos dividir em duas categoria alisantes com saís metálicos e a alisantes com tioglicolato de amônio.